quarta-feira, 8 de junho de 2011

revolução francesa

Revolução Francesa

Na França as dificuldades econômicas do governo revolucionário crescia cada vez mais, obrigando a intensa emissão de assignats, o que desencadeou especulação e uma inflação descontrolada .Isso levou os jacobinos a proclamação a '' pátria em perigo'', constituindo assim um exército popular sob comando de Marat, Danton e Robespierre.

A Convenção Nacional

A Assembléia Nacional Constituinte, transformada em Convenção Nacional, assumiu o governo em 20 de setembro de 1792.
Nas reuniões, sentados a direita da presidência das sessões, ficavam os deputados girondinos ao centro ficavam os deputados da Planície ou Pântano e a esquerda formando o partido Montanha ficavam os representantes da pequena burguesia jacobina,que liderava os sans-culottes.
Na Convenção, liderados pelos jacobinos, foram descobertos documentos secretos de Luís XVI que mostrava o seu comprometimento com o rei da Áustria, isso fez com que o rei fosse julgado como traidor levando assim a sua morte.Países europeus indignados formaram a Primeira Coligação contra a França.

folha 13

Um comentário:

  1. Bom demais!!!! Lindo, lindo seu resumo!

    E olhando sua síntese penso: será que essa assembléia se parece com as nossas, em nosso governo? E nossa participação na política é parecida???
    Vamos comentar, meus amores!!!

    Besitos em todos!
    Alê

    ResponderExcluir