sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Resumo de História

Olá, boa noite. Postarei aqui, dois resumos da aula do dia 01/06/2011.
Esse é o meu:
"Na verdade, não só o sistema colonial estava em jogo, mas a estrutura mais abrangente da qual ele fazia parte, ou seja, o Antigo Regime. A Revolução Francesa e o processo de independência dos Estados Unidos completam esse quadro, exemplificando os caminhos que os tomaram: na Europa, levantaram-se contra o Antigo Regime; na América, ganharam caráter principalmente.
Justamente para a Inglaterra canalizava-se cada vez mais riquezas extraídas das colônias.
A crise interna da colônia iniciada com o declínio da economia açucareira no século XVII, não se aprofundou nessa época, porque foi adiada pela descoberta do ouro. Porém, quando a extração do ouro começou a decair, no final do século XVIII, a crise se tornou mais aguda, pois durante todo esse período não foram criadas formas permanentes de atividade econômica exportadora na colônia.
A Inconfidência Mineira

Várias categorias sociais participaram da Inconfidência Mineira: intelectuais, poetas, funcionários públicos, religiosos, militares, comerciantes e pessoas de origem mais humilde, como Tiradentes. No entanto, a ideologia que a sustentava era fortemente etilista. O movimento se iniciou como oposição à administração pombalina, criadora da derrama, e à proibição feita por D. Maria I de instalar indústrias manufatureiras nacionais.
Os conspiradores se reuniam para determinar os destinos do movimento e seus objetivos. A decretação da derrama, em 1789, foi o pretexto que eles esperavam para desencadear a rebelião."
Esse é o resumo da Fernanda Pereira Acácio, nº. 8 na turma 2001*:
" Tema: Ataques absolutistas contra a França revolucionária.
Apesar de a França enfrentar inimigos internos e externos, o exército francês acumulava vitórias contra as forças absolutistas. Esse levantes, da França destacou-se Napoleão Bonaparte que necessitava garantir e consolidar a República burguesa contra as ameaças internas, os girondinos desfecharam um golpe contra o Diretório, com Bonaparte à frente, no chamado golpe do 18 de brumário (9 de novembro de 1799).
O Diretório foi substituído por nova forma de governo, o Consulado, constituído por três representantes, mas na realidade, o poder concentrou-se nas mãos de Napoleão, que ajudou a consolidar as conquistas burguesas de Revolução.
Em dez anos, a França passou por profundas modificações políticas: sociais e econômicas. Os camponeses foram libertos do jugo do clero e da nobreza e por sua perderam seus privilégios.
A Revolução Francesa foi a alavanca que levou a França do estágio feudal para o capitalista. E isso só foi possível, a partir de mudanças sociais e políticas, sem dúvida a herança mais importante deixada pelos revolucionários franceses às nações de todo mundo."
*Eu postei o resumo da Fernanda porque ela não tem um computador com acesso à internet.
10/06/2011 21:30
Turma: 2001

Um comentário:

  1. Oi Renato, você trabalha super bem com computador!
    O da Fernanda é o número 8 (de que página?) e o seu qual é?
    Mas gostei demais dos resumos! E aí colegas, o que acharam???
    Vamos comentar!
    Beijinhos,
    Alê

    ResponderExcluir