quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Inconfidência Baiana foi um movimento um pouco mais radical. Que defendia, entre outras propostas, a proclamação da república e a abolição dos escravos.
Com a decadência da economia açucareira havia atingido todo o nordeste, agravou ainda mais os problemas sociais. aumentando o custo de vida na capital, a cidade de Salvador.
Membros da igreja, intelectuais e profissionais liberais, como padre Agostino e Cipriano Barata, se juntavam a insatisfação da população mais pobre.
Com a circulação de panfletos o governo baiano agiu prendendo os lideres. Mas as pessoas importantes foram poupadas e as de origem humilde acabaram executadas. foram enforcados e depois quartejados três alfaiates e um soldado, todos mulatos.

Aluna: Jumara turma: 2001
Pág: 173 n°: 4

2 comentários:

  1. Ju, excelente!
    Se pensarmos nessa conjuração na Bahia e observarmos os motivos, será que não chegamos a pensar que as coisas não são tão diferentes hoje no nordeste? O que você acha?

    Besitos,
    Alê

    ResponderExcluir
  2. bom, eu acho que as coisas para os nordestinos ainda estão muito ruins, porém agora é mais por causa das secas que afeta muito o nordeste.

    ResponderExcluir